Quantcast
Channel: Jornal Matéria Prima » Isabela Soares
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

O transporte e a reincidente superlotação

$
0
0
Lei tornou o Passe Fácil obrigatório para qualquer usuário (Foto: Isabela Soares)

Lei tornou o Passe Fácil obrigatório para qualquer usuário (Foto: Isabela Soares)

Em janeiro, foi aprovada uma lei pelo qual os passageiros da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) não poderiam mais pagar a passagem com dinheiro ao motorista. Isso, para garantir uma maior segurança a ambos. Portanto, os ônibus passaram a transportar somente quem tem o cartão do transporte coletivo. Mas apesar de todo os benefícios que a lei deveria garantir por uma lado, do outro obriga o usuário a ter de adquirir o cartão Passe Fácil, mesmo aquele que usa o transporte eventualmente. Porém, o que ainda gera maior insatisfação é a lotação dos veículos.

No artigo “Avaliação do transporte público por ônibus sob ponto de vista do usuário em cidades médias paranaenses” (UEM 2009) a mestre Eloísa Maieski Antunes diz que os passageiros de Maringá são insatisfeitos nos seguintes quesitos: utilizar o ônibus quando está com pressa; com serviço oferecido em horários de pico; transporte sempre cheio; não é confortável; e os pontos de ônibus também não são confortáveis. Ainda segundo Eloísa Maieski, apenas o fato de os pontos de ônibus serem perto da casa ou do trabalho dos usuários do transporte é o que lhes satisfaz.

Cidades de médio porte corroboram a insatisfação com o transporte coletivo

A lotação dos ônibus, principalmente em horários de pico, pode resultar em viagem mais longas e cansativas, já que vários usuários ficam em pé. O embarque e o desembarque ficam mais difíceis e pode ocorrer também vários outros inconvenientes. Eloísa Maieski diz, em seu artigo, que além de Maringá, outras cidades médias paranaenses como Londrina, Ponta Grossa e Cascavel corroboram a insatisfação com o transporte coletivo. Hoje os mesmos problemas continuam, isso indica a tamanha necessidade de mais ônibus em determinadas linhas.

Apesar de atualmente a TCCC ter frota de 275 ônibus, seria de extrema importância a disponibilização de mais veículos. Isso para um menor índice de lotação e também para maior conforto daqueles cidadãos que precisam de transporte eficiente. Afinal, há uma relação de interdependência óbvia entre a empresa e usuários, pois sem clientes não há serviço e consequentemente, lucro.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10